quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O que é sangue?

O sangue é tecido vivo e no corpo de um adulto circulam, em média, 5 litros de sangue, variando de acordo com o peso. O sangue é formado por uma parte líquida (plasma), constituída por água, sais, vitaminas e fatores de coagulaçao, na qual estão misturadas as partes sólidas: hemácias, leucócitos e plaquetas. 

O que são plaquetas?
As plaquetas são fragmentos de células que participam do processo de coagulação. Elas tem vida curta e circulam na proporção de 150 a 400 mil por milímetro cúbico de sangue.
Sua função mais importante é de auxiliar na interrupção dos sangramentos.

O que são leucócitos?
Os leucócitos são glóbulos brancos. Seu número varia de 5 a 10 mil por milímetro cúbico de sangue e sua vida é curto. Possuem formas e funções diversas, sempre ligados à defesa do organismo contra a presença de elementos estranhos a ele, como por exemplo as bactérias.


O que são hemácias?
As hemáscias são glóbulos vermelhos do sangue. Cada hemácia tem vida média de 120 dias no organismo, onde existe em torno de 4.500.000 delas por milímetro cúbico ded sangue. A sua função é transportar o oxigênio dos pulmões para as células de todo o organismo e eliminar o gás carbônico das células, transportando-o para os pulmões.

O que são plasmas?
O plasma é um líquido amarelo claro que representa 55% do volume total de sangue. Ele é constituído por 90% de água, onde se encontram dissolvidas proteínas, açucares, gorduras e sais mineirais. Através do plasma circulam, por exemplo, elementos nutrituvos necessários à vida das células  

Por isso, é muito importante a Doação de sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário