quinta-feira, 21 de março de 2013

Doe sangue, doe vida.

Olá pessoal, hoje assisti a uma palestra sobre doação de sangue, e como é importante esse pequeno ato que ajuda tantas pessoas.
Há vários mitos sobre a doação de sangue, tais como: engorda, emagrece, faz mal, engrossa o sangue, ou que se você doar uma vez, você tem de doar sempre. Não. São todas afirmativas falsas, não acontece nada com o seu sangue, seu organismo repõe tudo e não vai engrossar, muito menos engordar. E se você quiser doar uma única vez, você pode, até porque homens podem doar somente 4 vezes ao ano e mulheres 3, pois já tem uma perda mensalmente de sangue..

O sangue é tecido vivo e no corpo de um adulto circulam, em média, 5 litros de sangue, variando de acordo com o peso. O sangue é formado por uma parte líquida (plasma), constituída por água, sais, vitaminas e fatores de coagulaçao, na qual estão misturadas as partes sólidas: hemácias, leucócitos e plaquetas.

Para doar sangue você precisa:
  • Ter e estar com boa saúde;
  • Ter idade entre 18 e 65 anos completos;
  • Ter peso acima de 50 quilos;
  • Não ter tido hepatite, após 10 anos de idade;
  • Não ter doença de Chagas;
  • Não ter doenças sexualmente transmissíveis.

Um indivíduo pode ter sangue de um dos quatro grupos sanguíneos O, A, B ou AB, que funciona da seguinte forma

Doador Receptor
BB-AB
AA-AB
ABAB
OAB-B-A-O
 Essesgrupos sanguíneos poderão ser de fator Rh positivo ou negativo.

Por isso pessoal, dõe, faça esse ato de solidariedade. Hoje não precisamos, mas não sabemos do amanhã. Seja um doador, ajude a salvar vidas.

2 comentários:

  1. Tenho vontade, mas ainda não tenho condições :/

    Adolecentro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já é meio caminho andado Suzana, o outro meio você completa quando tiver 18 anos! O importante é ter consciência que 450ml de sangue, pode salvar a vida de uma pessoa!

      Excluir

LINE UP - CONFIRA AS ATRAÇÕES DO JOÃO ROCK 2020!

O João Rock liberou hoje as atrações desse ano, vamos conferir:  P ALCO JOÃO ROCK  - Nando Reis - Humberto Gessinger - Nação Zumbi - ...