quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Leitura: Fortaleza Digital

Olá pessoas. Vou fazer um resumão do livro que eu acabei de ler - bem por cima, só para vocês entenderem (se eu conseguir!)


 Título: Fortaleza Digital
 Autor: Dan Brown
 Editora: Sextante
 Nº de páginas: 320
 Gênero: Ficção.
 Nota: ★★★★✰




Eu achei a história muito interessante, ficção com uma agência que realmente existe, a NSA, a Agência de Segurança Nacional americana, segundo o livro: mais poderosa do que a CIA ou qualquer outra organização de inteligência do mundo. 

Nessa agência, existe o TRANSLTR, que consegue decodificar todos os códigos em menos de 5 minutos, mas o último, já fazia 15 horas. Então o Vice Diretor dessa agência, Strathmore, chamou a criptógrafa que ele mais confiava, Susan, para falar-lhe sobre o que estava acontecendo. E foi aí que ele contou que o Ensei Tankado, um ex-funcionário, tinha colocado na Internet um algoritmo inquebrável.

E Strathmore mandou David, noivo de Susan, para achar um anel que estava com Ensei, pois ele havia morrido, e como Ensei já tinha dito, se ele fosse morto, uma outra pessoa iria colocar o algoritmo na internet por ele. Mas o segundo código estava com ele, e era esse anel que David foi atrás, para esse código inquebrável não cair na internet para todos usarem, já que sendo assim, não teria mais como a NSA prestar os serviços dela para descobrir ameaças decodificando os códigos.

Depois de vários acontecimentos, descobrem que o Fortaleza Digital não existe, e o que tem no TRANSLTR é um vírus de Ensei Tankado, e não um código inquebrável. E iria afetar toda a área de dados se eles não descobrissem qual era o código que teriam de colocar na tela que aparecia.

A mensagem que tinham de decifrar era: "A diferença prima entre os elementos responsáveis por Hiroshima e Nagasaki" E depois de muito procurarem, conseguiram pensar que a diferença prima, era usada na matemática, de números primos (divisíveis por 1 e ele mesmo), e elementos, era os elementos da tabela periódica. Então chegaram a um resultado com uma pesquisa na internet: U-238 subtraído por U-235 que seria o número 3.

Então deu certo. Salvaram o banco de dados, já que as barreiras estavam quase sendo derrubadas e os
hackers estavam quase pegando os dados por completo. Conseguiram que nenhum hacker tenha pego alguma informação. E acabou com David e Susan muito mais apaixonados, depois de tudo o que aconteceu!


Fim! Espero que tenham gostado. Quem tiver a oportunidade de ler, é uma leitura incrível. 
Beijos!

6 comentários:

  1. O livro parece ótimo, gosto muito de livros assim, apesar de nunca ter lido, vejo sempre resenhas em outros blogs. Você sumiu rs
    the-paradiise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leandro, realmente, o livro é ótimo mesmo!
      Sumi mesmo :( mas agora eu voltei e pretendo não sumir mais! rsrs.
      Beijos.

      Excluir
  2. Eu amei esse livro!
    Mas o meu preferido de Brown é Anjos e Demônios

    Beijos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza o meu também. Não só do Dan, mas dentre todos, eu amei Anjos e Demônios, muito bom.

      Excluir
  3. Parece ser bem legal.
    Bjs e ótimo fim de semana!

    http://garotasbacanas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é bem legal mesmo!
      Beijos, e um ótimo final de semana pra você também!

      Excluir